HH Magazine

Helmut Hossman

Um pouco da minha História​

Sou historiador formado pela UERJ, fotógrafo certificado pelo Senac em 2001, pela professora e fotógrafa Marcia Guarisch Cortês. Porém, alguns anos antes, em 1997, enquanto cursava história, fiz meu primeiro curso de fotografia no Centro Cultural da UERJ, com o fotógrafo e professor Eires Silveira, lá tive o primeiro contato com a fotografia de película, onde aprendi todo o processo fotográfico, desde a educação e formação do olhar, culminando na revelação de um negativo e sua ampliação. Foram 2 anos de um aprendizado extremamente enriquecedor. Aliado a isso, durante também ao período de faculdade, fiz cursos de roteiro cinematográfico com nomes como : José Louzeiro, Alberto Salva e Hugo Moss. Aprendi a fotografar de maneira clássica, usando uma Nikon F, câmera essa que tinha uma característica bem peculiar, o fotômetro não funcionava. Câmera que também usei em meu curso no Senac. Aprender a fotografar usando apenas o olhar, sem ajuda de fotômetro, me trouxe benefícios enormes para meu resultado fotográfico. Após Marcia Guarisch afirmar em sua primeira aula no Senac : “Vou ensinar a vocês a Fotografia Orgânica”, assim o fez durante 18 meses. Esse aprendizado diferenciado da fotografia, assim como em 1997, fechou perfeitamente com minha visão de arte, de fotografia e com meu equipamento sem fotômetro.

Ótima Qualidade

No limite da Perfeição!

18+ anos

De experiência como Fotógrafo

50+ Projetos

Clientes satisfeitos em todo o Brasil

Minha trajetória como fotógrafo:

Após terminar o curso do Senac, comecei a fazer alguns trabalhos na área musical, onde encontrei um vasto campo onde poderia colocar em prática o aprendizado adquirido desde 1997. Mas como ainda lecionava como professor de história, foi só na metade de 2005 que passei a me dedicar exclusivamente a arte fotográfica. A exato 1 ano antes havia tido contato a meu primeiro trabalho ligado a área de moda, em junho de 2004, fiz minha primeira cobertura da semana de moda Fashion Rio e SPFW. A partir desse ano de 2005, fechei meu nicho fotográfico para áreas como eventos de moda (Foram 12 anos interruptos cobrindo as principais semanas de moda do país), ensaios de beleza e book. Outra área fotográfica onde me especializei foi na de espetáculos teatrais e dança, através do trabalho com produções teatrais desde 2005, entrando como fotógrafo na companhia de teatro Ale Dovalle em 2006, onde fiquei por 10 anos. Aliado a esses trabalhos, também fui fotógrafo do concurso Miss Estado do Rio de Janeiro por 6 anos, até o fim de 2015. Mas antes disso, partir de 2008, já com uma prática em trabalhos relacionados ao mundo da moda, fiz minha primeira capa de revista na Revista Cidade Branca – MS. De 2008 até hoje, foram mais de 50 capas de revistas, inúmeros ensaios, editoriais e fotos de publicidade produzidas com minhas fotos, passando de forma fixa e constante por revistas como: A Gente, Cidade Branca, Básica, Styllus e Statto, além de outras inúmeras revistas com trabalhos pontuais.

Porque criei a Helmut Hossmann Magazine !!!?

Ter um veículo diferenciado para expor meu trabalho e olhar sobre a arte fotográfica é um sonho antigo. Esse projeto de um portifólio de trabalho, unido a uma revista, foi idealizado em 2017 e está sendo preparado desde 2019. Quando comecei a trabalhar efetivamente com veículos de imprensa em 2008 fazendo trabalhos com a linha editorial de cada veículo, sempre tentei colocar em prática um olhar diferenciado sobre a fotografia de moda, em alguns consegui de forma mais efetiva e em outras um pouco menos, sem fazer qualquer tipo de crítica, até porque em cada trabalho, seja ensaio de capa ou editorial, estava ali representando meu melhor naquele momento. Foi a partir disso, ao ver que em alguns momentos que estava fotografando até de forma “automática”, para me enquadrar no tempo que dispunha para executar alguns trabalhos, as vezes via que estava deixando de lado aquele olhar diferenciado que tinha no início do meu aprendizado fotográfico em película, aprendizado esse que adquiri e aprimorei com Eires Silveira e Marcia Guarisch. A partir disso, veio a idéia de ter um veículo onde eu pudesse voltar as origens e criar algo diferenciado e que meu olhar estivesse presente em 100%. Aqui no Helmut Hossmann Magazine, será encontrado meus melhores trabalhos desde o início de minha carreira, matérias de divulgação de atores, modelos, profissionais da dança, músicos, entrevistas com profissionais liberais, formadores de opinião e empresários, além de ensaios de capa, editoriais de moda, eventos variados, estréias, lançamentos, em resumo, tudo relacionado a arte, cultura e cotiadiano. Espero que gostem desse novo projeto, pois ele representa meu olhar sobre a fotografia, arte e vida.

O que falam sobre meu trabalho: